Porque nós somos virtuais. Pode ver-nos ONLINE

Encomende o seu peixe e pague só no acto da entrega.

 

O Peixe-Online tem instalações, no Mercado de Alvalade.

 

Venda de Peixe Fresco

Filetes de Abrótea com queijo creme

Ingredientes:

2 Pessoas

 

500 g de abrótea em filetes

2 tomates sem pele

2 colheres(sopa) de queijo creme

2 colheres (sopa) de azeite

1 dente de alho picado

1 colher (sopa) de salsa picada pimenta q.b. sal q.b.

Confecção:

Tempere os filetes de peixe com sal e pimenta. Aqueça o azeite, doure o alho, e adicione o molho de manjericão. A seguir, acrescente os filetes de peixe e cubra com o queijo creme. Refogue por 10 minutos. Decore, com folhas de manjericão.

Azevias com Bacon

Ingredientes:

2 Pessoas

 

4 Azevias Oleo q.b

100 g de bacon em fatias

1 colher de sopa de óleo

Sumo de limão

Raminhos de salsa

 

Confecção:

Prepare e pane 4 Azevias como se diz ao lado. Frite-as em oleo durante 6 minutos de cada lado. À parte, aloure 100 g de bacon em fatias. Junte às azevias e regue com sumo de limão. Enfeite com raminhos de salsa.

Bacalhau Fresco com Legumes

Ingredientes:

4 Pessoas

 

4 postas de bacalhau fresco (cerca de 700 g)

2 colheres (sopa) de sumo de limão

1 pimentão amarelo médio

1 cebola média

1 pimenta

1 ramo salsa

1 iogurte de 200 kg

2 colheres (sopa) de mostarda

sal a gosto

 

Confecção:

Limpe as postas de bacalhau, lave-as e seque. Tempere com o sumo de limão e sal e reserve. Lave o pimentão e retire as sementes. Lave novamente e corte-o em pedaços médios. Descasque a cebola, lave e corte-a em gomos. Reserve. Lave a pimenta e corte-a em rodelas. Coloque a água na parte de baixo da panela a vapor, junte a salsa e leve ao fogo até ferver. Disponha no cesto da panela as postas de bacalhau, os legumes, a pimenta e polvilhe um pouco de sal. Tampe a panela e leve ao fogo por 25 minutos, ou até o bacalhau ficar macio e os legumes al dente. Retire do lume e coloque as postas e os legumes em uma travessa. Molho: retire a salsa da parte de baixo da panela, pique-a grosseiramente e coloque-a no liquidificador. Junte o iogurte, a mostarda e o sal e bata até ficar homogêneo. Sirva à parte com o bacalhau e legumes.

Corvina com Maionese

Ingredientes:

4 Pessoas

 

350 ml de vinho branco

Sal e pimenta a gosto

3 dentes de alho esmagados

1 corvina inteira e limpa com cerca de 1,5 kg

250 g de maionese

1 kg de batatas pequeninas e descascadas

1 ½ colher (sopa) de manteiga

1 ramo de salsa bem picadinha

80 cm Papel de Alumínio

 

Confecção:

Numa tigela pequena, misture vinho branco, sal e pimenta a gosto e dentes de alho esmagados. Reserve. Faça cortes transversais na pele de 1 corvina inteira e limpa com 1,5 kg. Numa assadeira, coloque um pedaço grande de papel de alumínio e depois o peixe. Despeje sobre o peixe todo o tempero e, a seguir, passe maionese por todo o peixe (em cima e em baixo). Feche bem com o papel de alumínio, envolvendo todo o peixe. Deixe na frigorifico por mais ou menos 1,5 h para absorver os temperos. Leve ao forno pré-aquecido a 250ºC e deixe assar por 30 minutos. Retire a assadeira do forno, abra o papel de alumínio e volte ao forno por mais 20 min até o peixe dourar.

Numa frigideira em lume alto, derreta a manteiga. Junte batatas pequeninas cozidas e descascadas (cozidas em 3 litros de água), sal a gosto e salsa bem picadinha. Deixe dourar por cerca de 10 min.

Arroz de Chocos

Ingredientes:

4 Pessoas

 

350 grs de arroz

1,5 kg de choco

1 cebola

2 dentes de alho

2 dl de vinho branco

1,5 dl de azeite

3 tomates maduros

1 pimentão

1 ramo de salsa

piripiri

 

Confecção:

Amanhe o choco, raspando-o para tirar toda a viscosidade e lavando-o em várias águas. Corte-o aos bocadinhos. Leve o azeite ao lume, num tacho, com a cebola e os dentes de alho picados. Deixe refogar e misture os tomates limpos, o pimentão cortado aos bocados Adicione o vinho e a água quente, deixe ferver. Adicione o choco. Tempere com sal e piripiri. Tape o tacho e deixe cozer. Junte o arroz com três vezes o seu volume de água e deixe ferver durante 15 minutos.

Xaputa Frita de Escabeche

Ingredientes:

2 Pessoas

 

500 gramas de xaputa

azeite q.b.

2 cebolas médias

3 dentes de alho

1 folha de louro

0,5 dl de vinagre

sal pimenta farinha q.b.

3 colheres de sopa de água

1 colher de chá cheia de colorau doce ou picante

 

Confecção:

Tempere o peixe com sal. Passe por farinha e frite-o em azeite quente. Coloque o peixe depois de frito numa travessa. Junte ao azeite da fritura a cebola cortada em rodelas, o alho também cortado fino, o louro aos bocados, a pimenta em grão, deixe alourar um pouco. Regue com o vinagre e a água, tempere com sal e colorau. Deixe ferver uns segundos. Ponha este molho por cima do peixe, devendo este ficar quase coberto Serve-se de preferência de um dia para o outro Acompanhe com batatas cozidas ou migas.

Cavala Assada

Ingredientes:

Para 4 pessoas

 

1,5kg de cavala

1 cebola

2 dentes de alho

1 copo de vinho branco

1 colher de sopa de massa de pimenta

3 colheres de sopa de manteiga

salsa e sal q.b.

 

Confecção:

Depois de arranjada a cavala, dão-se 2 ou 3 golpes transversais e tempera-se com a vinha de alhos preparada com os alhos esmagados, sal e o vinho branco. deixa-se marinar durante 2 ou 3 horas. Coloca-se o peixe numa assadeira com o molho, forra-se com rodelas de cebola, espalha-se sobre o peixe montinhos de manteiga e a salsa picada. Vai ao forno a assar deve servir com batata cozida.

Camarão à Moçambicana

Ingredientes:

4 Pessoas

 

1 kg de Camarão

Sumo de limão

1 cerveja

Sal fino

Óleo para fritar

Alho inteiro

 

Confecção:

Coloca-se óleo numa frigideira, depois o alho e o camarão, mexendo sempre. A seguir rega-se com o sumo de limão e a cerveja. Deixa-se ferver um pouco e já esta pronto.

Cachuchos fritos

Ingredientes:

4 Pessoas

 

8 Cachuchos médios de 150 kg

6 Dentes de alho

2 Folhas de Louro

1 dl de Vinagre

 

Confecção:

Limpam-se os Cachuchos, que depois se fritam em azeite bem quente. Põe-se num tacho de barro, e salpicam-se com os alhos picados o louro e o vinagre. Tapa-se o tacho com os Cachuchos acabados de fritar, devendo ter já os alhos e o louro preparados, para que seja uma operação rápida.

Conquilhas à Bulhão Pato

Ingredientes:

4 Pessoas

 

1 kg conquilhas

2 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho

1 molho de coentros

sal e pimenta qb

1 limão

 

Confecção:

Demolhar as conquilhas em água com muito sal, lava-las em várias águas para largarem a areia. Levar ao lume o azeite, juntar os alhos para alourarem. Juntar as conquilhas e os coentros picados tempere com sal e pimenta e mexer de vez em quando para não agarrar. Quando as conquilhas abrirem regue-as com o sumo de meio limão. A outra metade do limão é para cortar em quartos e juntar na travessa que vai à mesa com o preparado.

Arroz de Berbigão

Ingredientes:

4 Pessoas

 

1 kg de berbigão

1,5 dl de azeite

4 dentes de alho

350 g de arroz

1 molho de coentros

sal e pimenta

 

Confecção:

Lava-se o berbigão muito bem e abre-se sobre lume forte. Reserve a água. Lave as cascas do berbigão em água, que também se aproveita. Deite o azeite num tacho, juntam-se os alhos cortados em rodelas e deixam-se cozer sem alourar. Coe as águas do berbigão (de abrir e de os lavar), misturam-se e mede-se a porção resultante. A quantidade de água deve ser um pouco mais do triplo do volume do arroz. Deite esta água sobre os alhos, junte um molho de coentros atados e deixe ferver um pouco. Retire os coentros, introduza o arroz e, quando estiver quase cozido, junte mais coentros picados, o berbigão e pimenta. Deixe acabar de cozer.

Besugo com Amêndoa e Camarão

Ingredientes:

4 Pessoas

 

4 besugos

300 g de camarão

500 g de batatas

1 molho de espinafres

100 g de amêndoa ralada

1 cálice de licor de amêndoa amarga

2 colheres (sopa) de farinha maizena

1 colher (sopa) de coentros picados

1 colher (sopa) de concentrado de tomate

1 colher (sopa) de manteiga

1 raminho de hortelã

1 dente de alho

1 cebola

Sal e azeite q.b.

 

Confecção:

Coza os espinafres, as batatas e o camarão, separadamente, em água temperada com sal. Depois de cozidos, escorra os camarões, descasque e reserve, assim como as cascas e o caldo. À parte, arranje o peixe, tempere com sal e frite em azeite, juntamente com o dente de alho picado. Depois de frito, transfira-o para uma travessa. Na mesma gordura, aloure a cebola picada. Junte o camarão, regue com a amêndoa amarga e adicione uma colher (sopa) de farinha e as amêndoas raladas. Polvilhe ainda com os coentros picados e deixe engrossar. Rectifique os temperos, mexa e verta sobre o peixe. De seguida, prepare o molho, refogando num pouco de azeite as cascas do camarão, o concentrado de tomate, a restante farinha e o caldo onde cozeu o camarão. Tempere e, sem parar de mexer, deixe engrossar. Depois, retire do lume, passe por um passador de rede e aromatize com a hortelã. Por fim, salteie os espinafres em azeite e as batatas na manteiga. Sirva como acompanhamento do peixe, assim como o molho que preparou anteriormente.

Abrótea em Mar Cor-de-rosa

Ingredientes:

4 Pessoas

 

1 kg de filetes de abrótea sem pele e espinhas (pode ser usado outros filetes de peixe)

3 cebolas bem picadas

3 dentes de alho bem picados

2 tomates médios, maduros, sem pele e sementes, bem picados ou uma lata de tomates pelados e esmagados

1 folha de louro

2 colher de sopa de salsa picada

6 folhas de manjericão picadas

azeite quanto basta

1 caixinha pequena de leite creme

1 colher de chá de farinha de trigo

sal e pimenta

 

Confecção:

Cubra generosamente os filetes com sal grosso. Passados 20 minutos, lave-os muito bem em água corrente. Numa frigideira, refogue todos os legumes em um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta. Quando o refogado ficar pronto, misture a farinha e o leite-creme, mexa vigorosamente até obter um creme cor-de-rosa. Disponha os filetes numa travessa que possa ir ao forno e cobra os filetes com a preparação e leve-os ao forno pré-aquecido para cozinharem, durante dez minutos. Sirva-os na própria travessa.

Sável de Escabeche à Moda do Minho

Ingredientes:

4 Pessoas

 

1 Kg de sável

4 colheres de (sopa) de azeite

6 cebolas

água vinagre

cravos-de-cabecinha

pimenta em grão

louro, sal e salsa

 

Confecção:

Arranje o sável como habitualmente e corte-o em postas finas. Corte a cebola em rodelas. Cubra o fundo de um tacho de barro com uma camada de rodelas de cebola e disponha sobre estas postas de sável. Cubra com mais cebolas, um ramo de salsa, alguns grãos de pimenta, cravo-de-cabecinha e uma folha de louro e tempere com sal grosso. Coloque nova camada de postas de sável e assim sucessivamente, até acabar o peixe. Cubra completamente com uma mistura de água e vinagre, em partes iguais. Regue com o azeite. Leve o recipiente ao lume, três dias consecutivos, durante 15 minutos. No terceiro prolongue a cozedura mais uma hora. Coloque o tacho em local fresco e seco. Pode ser servido ao fim de mês e meio, o tempo necessário para que desapareçam as espinhas. Sirva acompanhado de batatas cozidas, azeitonas pretas e rodelas de limão.

Sardinhas Fritas com Papas de Milho

Ingredientes:

4 Pessoas

 

1 kg de sardinhas

farinha para polvilhar as sardinhas

½ limão 1 cebola picada

2 tomates médios maduros

200 grs de farinha de milho amarela

1 colher de (chá) de orégãos

1 litro de caldo de peixe

sal e pimenta q.b.

1 bom dente de alho

1,5 dl de azeite

 

Confecção:

Amanhe, lave e tempere as sardinhas com sal, sumo de limão, pimenta e o alho esmagado e deixe-as neste tempero +- 2 horas. Depois deste tempo passe as sardinhas por farinha e frite-as em óleo quente, virando-as enquanto fritam para alourarem por igual. Entretanto prepare as papas de milho; num tacho refogue no azeite a cebola picada; vá mexendo e logo que tenha alourado, junte o tomate picado sem peles nem grainhas e deixe refogar mais um pouco; junte o caldo de peixe. Deixe ferver lentamente 5 minutos e depois, fora do lume, junte a farinha de milho, deixando cair aos poucos e mexendo sempre com a colher de pau. Leve novamente ao lume para engrossar e mexendo sempre. Logo que comece a borbulhar, deixe mais 5 minutos em lume moderado, continuando a mexer para não pegar. Junte os óregãos, mexa bem e retire do lume. Sirva as papas com sardinhas fritas ou assadas.

Azevias fritas com arroz de tomate

Ingredientes:

4 Pessoas

 

1 kg. Azevias ou Linguadinhos

100 gr. feijão encarnado

sal grosso q.b.

2 limões

2 cebolas

pimenta q.b.

250 gr. farinha

350 gr. arroz

0,5 dl. azeite

2 tomates maduros

1 ramo coentros

1 ramo salsa

2 cab. cravinho

1 lt. Óleo

 

Confecção:

Demolhar o feijão encarnado com 4 horas de antecedência. Cozer o feijão com uma cebola cravejada com cravinho e 1/2 ramo de salsa. Quando faltar 5 minutos para o fim da confecção temperar com sal grosso. Amanhar as Azevias e temperar com sal grosso, sumo de limão e pimenta. Refogar em azeite, alho picado, cebola picada e fritar o arroz. Adicionar o tomate maduro, em pequenos cubos e 1/2 ramo de salsa. Acrescentar a água temperada com sal, deixando apurar; de seguida rectificar o tempero (atenção o arroz deve ficar malandro). Passar 9 Azevias por farinha e fritar em óleo. Depois de frito colocá-lo sobre um guardanapo para absorver a gordura em excesso. O feijão deve colocar-se no final da cozedura do arroz. Quando levantar fervura polvilhar com coentros mal picados. Pode-se acompanhar com gomos de limão e salada mista para que a confecção não se torne enjoativa.

Bifes de Atum à Algarvia

Ingredientes:

4 Pessoas

 

900 gr de atum fresco

6 colheres (sopa) de azeite

2 cebola

120 gr de manteiga

2 folha de louro

Ramo de salsa

4 dentes de alho

Batatas fritas

Sal

Pimenta

 

Confecção:

Cortar o atum em bifes grossos, temperar com sal, pimenta e os dentes de alho já picados. Deitam-se o azeite, os bifes, a cebola às rodelas, os dentes de alho e o sal numa frigideira. Deixam-se cozer em lume brando. Servir na frigideira, com as batatas fritas a acompanhar.

Badejo com Espinafres

Ingredientes:

Para 4 pessoas

 

2 colheres (sopa) de óleo de soja

2 colheres (sopa) de sumo de limão

sal pimenta

2 postas (100 g cada) de badejo

500 g de espinafre (pesados sem o caule)

20 g de margarina light

ramos de endro

 

Confecção:

Misture o óleo com o sumo de limão, o sal e a pimenta e tempere o peixe.Cozinhe as folhas de espinafre em pouca água e sal. Escorra-as e reserve-as. Grelhe as postas; coloque-as no prato de servir e guarneça com o espinafre. Misture a margarina com o endro até formar uma pasta. Coloque um pouco sobre cada posta e sirva em seguida.

Dourada Recheada

Ingredientes:

Para 4 pessoas

 

200 grs. de Natas

1 dourada com 1,200 kg

200 grs. de camarão

2 kg de mexilhões

70 grs. de manteiga ou margarina

30 grs. de farinha de trigo

1 cebola grande

1,5 dl de vinho branco

salsa picada q.b.

sal q.b.

pimenta moída na altura q.b.

1 boneca de cheiros

 

Confecção:

Depois do peixe arranjado e lavado, com uma faca afiada, faça uma incisão no dorso, que vá da cabeça à cauda, e vá aprofundando o corte para que os filetes se separem da espinha dorsal. Vire o peixe e repita a operação do outro lado, de maneira que os filetes fiquem totalmente separados da espinha. Fazem-se uns cortes na espinha, na parte da cauda e da cabeça, e, com cuidado tira-se a espinha dorsal. Tempere o interior do peixe com sal e pimenta. Lave muito os mexilhões. Ponha-os numa panela com a cebola picada, o vinho branco, a boneca de cheiros composta por, (1 folha de louro, 1 raminho de salsa, 1 raminho de aipo, 1 raminho de coentros), 20 grs. de manteiga ou margarina e pimenta. Faça-os abrir em lume forte. Retire os mexilhões do caldo. Passe o caldo por um passador. Reserve. Coza o camarão. Retire as cascas ao mexilhão e ao camarão. Tempere com sal e pimenta e recheie a dourada com metade do camarão e do mexilhão. Disponha a dourada, depois de recheada, num tabuleiro barrado com manteiga. Regue com o caldo da cozedura do mexilhão e as natas. Cubra o tabuleiro com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno médio [6-7 T] a cozer cerca de 30 minutos. Entretanto, derreta 30 grs. de manteiga. Junte a farinha e mexa bem. Retire do lume e reserve. Quando o peixe estiver cozido, retire, disponha no prato de serviço e reserve em local quente. Coe o molho e leve-o ao lume, até ferver. Retire um pouco de molho e junte-o ao preparo manteiga + farinha, mexa bem, junte este preparado ao resto do molho e vá mexendo sobre o lume, até este ficar um pouco espesso. Adicione a este creme o resto do camarão e do mexilhão. Regue o peixe com o molho e sirva de seguida. Acompanhe com feijão verde ou couves de bruxelas salteados

Açorda de Camarão

Ingredientes:

Para 4 pessoas

 

600 gr de camarões grandes

4 dentes de alho

1 cebola pequena

1 dl de azeite

10 dl de água da cozedura do camarão

300gr de pão de véspera

1 molho de coentros

sal

4 ovos

 

Confecção:

Cozem-se os camarões em água com sal e descascam-se. As cabeças esmagam-se e fervem um pouco mais numa porção de água da cozedura. Leva-se ao lume o azeite, a cebola e os dentes de alho tudo picado. Quando começar a cebola a ficar mole junta-se os coentros picados e um pouco da água que cozeu os camarões deixar ferver um pouco. Numa tigela põe-se o pão cortado ás fatias finas e molha-se com a agua a ferver(a da cozedura das cabeças), esta passada pelo passador de rede. Deixa-se o pão absorver a água e junta-se ao refogado. Mistura-se bem e envolve-se o camarão e rectifica-se os temperos. Coloca-se a açorda num tacho de barro bem quente , abrem-se os ovos em cima, envolver rápido para que eles cozam na mistura. Sirva bem quente .

Atum Fresco Grelhado

Ingredientes:

Para 4 pessoas

 

 2 postas grandes de atum fresco

2 colheres de sopa de azeite

2 ramos de salsa ou de alecrim

4 fatias médias de limão

4 folhas de alface

Sal a gosto

 

Confecção:

Pincele as postas de atum com o azeite e salpique com sal toda a superfície. Coloque em cada uma delas um ramo de salsa e 2 fatias de limão. Embrulhe-os nas folhas de alface e deixe tomar gosto durante 2 horas. Findo o tempo, desembrulhe o atum, despreze a salsa, a alface e as fatias de limão. Disponha o atum numa frigideira antiaderente e leve ao lume. Deixe grelhar durante 10 minutos, virando-as na metade do cozimento. Retire assim que o peixe estiver cozido. Sirva acompanhado de batatas cozidas e molho holandês.

Arroz de Tamboril Malandrinho

Ingredientes:

4 Pessoas

 

350 g arroz carolino

800 g tamboril

1 cebola picada

4 dentes de alho picado

2 folhas de louro

200 g tomate maduro, sem pele nem grainhas

q.b. coentros

q.b. sal

q.b. piri-piri

1 pimento verde corto às tiras

2 dl cerveja sem álcool

 

Confecção:

Faça um refogado com a cebola o alho, louro sal e azeite, quando a cebola ficar loura junte o tomate picado. Deixe refogar. Depois de refogado adicione a cerveja e a água. Junte o pimento e o arroz, quando este estiver a meia cozedura, junte o tamboril e deixe cozer lentamente. Adicione água se necessário quase no fim rectifique o tempero e junte os coentros picados e o piri-piri.

 

NOTA:

ESTE ARROZ CONVÊM FICAR COM UM POUCO DE CALDO E É POR ISSO QUE SE APLICA O TERMO “ MALANDRINHO”. JUNTE SÓ OS COENTROS QUASE NO FIM PARA ESTES NÃO PERDEREM A COR E O AROMA.

Conquilhas à Bulhão Pato

Ingredientes:

4 Pessoas

 

1 kg conquilhas

2 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho

1 molho de coentros

sal e pimenta qb

1 limão

 

Confecção:

Demolhar as conquilhas em água com muito sal, lava-las em várias aguas para largarem a areia. Levar ao lume o azeite, juntar os alhos para alourarem. Juntar as conquilhas e os coentro picados tempere com sal e pimenta e mexer de vez em quando para não agarrar. Quando as conquilhas abrirem regue-as com o sumo de meio limão. A outra metade do limão é para cortar em quartos e juntar na travessa que vai à mesa com o preparado.

Besugo com Amêndoa e Camarão

Ingredientes:

4 Pessoas

 

4 besugos

300 g de camarão

500 g de batatas

1 molho de espinafres

100 g de amêndoa ralada

1 cálice de licor de amêndoa amarga

2 colheres (sopa) de farinha maisena

1 colher (sopa) de coentros picados

1 colher (sopa) de concentrado de tomate

1 colher (sopa) de manteiga

1 raminho de hortelã

1 dente de alho

1 cebola

Sal e azeite q.b.

 

Confecção:

Coza os espinafres, as batatas e o camarão, separadamente, em água temperada com sal. Depois de cozidos, escorra os camarões, descasque e reserve, assim como as cascas e o caldo. À parte, arranje o peixe, tempere com sal e frite em azeite, juntamente com o dente de alho picado. Depois de frito, transfira-o para uma travessa. Na mesma gordura, aloure a cebola picada. Junte o camarão, regue com a amêndoa amarga e adicione uma colher (sopa) de farinha e as amêndoas raladas. Polvilhe ainda com os coentros picados e deixe engrossar. Rectifique os temperos, mexa e verta sobre o peixe. De seguida, prepare o molho, refogando num pouco de azeite as cascas do camarão, o concentrado de tomate, a restante farinha e o caldo onde cozeu o camarão. Tempere e, sem parar de mexer, deixe engrossar. Depois, retire do lume, passe por um passador de rede e aromatize com a hortelã. Por fim, salteie os espinafres em azeite e as batatas na manteiga. Sirva como acompanhamento do peixe, assim como o molho que preparou anteriormente.

Amêijoas à Bulhão Pato

Ingredientes:

4 Pessoas

 

1 kg de amêijoas

2 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho

1 limão

1 raminho de coentros

sal

pimenta

 

Confecção:

Arranjam-se as amêijoas como habitualmente, pondo-as de molho em água com bastante sal e lavam-se em várias águas para largarem a areia. Leva-se ao lume o azeite, deixa-se aquecer e juntam-se os dentes de alho picados. Deixa-se alourar um pouco. Introduzem-se as amêijoas e os coentros finamente picados e tempera-se com sal e pimenta. Mexe-se o recipiente de vez em quando. Quando todas as amêijoas estiverem abertas, regam-se com o sumo de meio limão. Serve-se com o restante limão cortado em quartos. * As cadelinhas, muito apreciadas na outra banda (Barreiro, Montijo, Almada, Caparica, etc.), cozinham-se segundo esta mesma receita.

Vieiras à Galega

Ingredientes:

4 Pessoas

 

16 vieiras frescas

2 colheres de sopa de sumo de limão

1 cebola

1 dente de alho

0,5 dl de azeite

1 colher de sopa de salsa picada

colorau

canela

sal

pimenta

1,2 dl de vinho branco

0,4 dl de aguardente

4 colheres de sopa de pão ralado.

 

Confecção:

Abra as vieiras com a ajuda de uma colher e retire-lhas as partes não comestíveis. Separe os corais da carne e regue com o sumo de limão e reserve os corais, separados da carne. Descasque e pique finamente a cebola e os dentes de alho e leve a alourar numa frigideira com o azeite. Junte os corais, esmagados com um garfo e a salsa picada. Tempere com uma pitada de colorau e de canela, sal e pimenta. Regue com o vinho branco e a aguardente e deixe ferver. Limpe cuidadosamente as conchas de 8 vieiras e unte a parte interna com azeite. Em cada concha coloque 2 vieiras e por cima distribua o refogado. Polvilhe com o pão ralado e leve a gratinar em forno moderado (180 °C) durante cerca de 12 minutos.

Trutas Recheadas com Queijo Fresco

Ingredientes:

2 Pessoas

 

4 trutas pequenas

sumo de limão

4 dentes de alho

funcho q.b.

salsa q.b.

1 queijinho fresco

2 colheres de sopa de leite

16 fatias de bacon

1 cebola manteiga

1 cubo de caldo de peixe

sal q.b.

pimenta moída na altura q.b.

 

Confecção:

Depois de amanhadas e limpas, regue-as com bastante sumo de limão. Prepare o recheio misturando bem o queijo fresco com alho, o funcho e a salsa, picados finamente e por fim o leite. Recheie cada peixe com esta mistura, e envolva-o com tiras de bacon. Unte com manteiga um tabuleiro de preferência de barro e coloque o peixe. Pique a cebola e aloure-a em manteiga. Desfaça o cubo de peixe num pouco de água quente e junte à cebola alourada. Deixe ferver um pouco e deite este molho sobre o peixe. Leve ao forno previamente aquecido durante 30 minutos. Acompanhe com uma salada mista.

USAMOS COOKIES PARA GARANTIR-LHE A MELHOR EXPERIÊNCIA DE NAVEGAÇÃO NO NOSSO SITE. AO PROSSEGUIR, ESTÁ A DECLARAR ACEITAR TODOS OS COOKIES DO SITE PEIXE-ONLINE. OK